Filtro de Daltonismo

Aluna egressa compartilha experiências com estudantes de Serviços Jurídicos

Técnica formada pela Etec de Sapopemba, Lizandra Gouveia destacou a importância do curso para sua trajetória na área do Direito

26 de setembro de 2024 3:18 pm Cursos técnicos, Destaque, Modular, Serviços Jurídicos

Foto: @noticiaspopularesonline

Na noite de ontem (25), os estudantes do curso técnico em Serviços Jurídicos da classe descentralizada da Escola Técnica Estadual (Etec) de Sapopemba no Centro Educacional Unificado (CEU) Sapopemba receberam a aluna egressa da habilitação profissional Lizandra Gouveia, que compartilhou suas experiências sobre a importância da formação para a sua trajetória. Técnica em Serviços Jurídicos, Lizandra destacou o papel do curso para o seu ingresso e desenvolvimento da área do Direito.

Durante o encontro, a aluna egressa enfatizou o desenvolvimento de competências e habilidades durante o curso como diferenciais em sua formação: pensamento crítico, argumentação consistente e assimilação de conceitos e princípios jurídicos. A aplicação prática e aprofundada dos conhecimentos aprendidos em sala de aula também foi assunto da conversa, que buscou oferecer aos estudantes a percepção real de quem já passou pelo curso.

Sobre o curso

Atualmente oferecido no CEU Sapopemba, o curso técnico em Serviços Jurídicos forma profissionais habilitados a auxiliar advogados e oferecer apoio técnico e administrativo a empresas, prestar atendimento ao público, verificar os prazos de cada etapa de um processo judicial, calcular valores dos honorários dos advogados e dos custos de um processo, receber e enviar documentos, registrando a movimentação em sistemas ou livros de protocolo, redigir contratos, ofícios, processos e cartas comerciais e arquivar processos, entre outras atividades.

O que o aluno aprende

Como o foco do curso está nas leis e normas, o aluno do curso técnico em Serviços Jurídicos estuda as áreas do Direito. Aprende sobre a Constituição Federal (direito constitucional), a punição aos crimes (direito penal), as regras para relações e disputas entre as pessoas e também as normas para disputas e questões familiares (direito civil), o funcionamento dos órgãos públicos (direito administrativo), as regras para os negócios entre empresas e pessoas (direito empresarial), como deve ser a relação entre patrão e empregado, considerando direitos e deveres de cada um (direito do trabalho), cobrança de tributos, como os impostos (direito tributário) e a proteção garantida aos consumidores (direito do consumidor), entre outros assuntos.

O estudante conhece também como são elaborados e redigidos os processos, contratos e documentos jurídicos. Além de aprender sobre as leis, o aluno estuda conceitos de administração de empresas, matemática financeira, técnicas de atendimento ao cliente e inglês instrumental. A língua portuguesa é fundamental.

Onde trabalhar

Técnicos em Serviços Jurídicos estão aptos a atuar nos setores jurídico, de recursos humanos e de administração de empresas públicas e privadas, em escritórios de advocacia, empresas de auditoria jurídica, fóruns e cartórios.

Clique aqui para saber mais sobre o curso

Com informações de @noticiaspopularesonline

Compartilhe


Veja também