Estudantes da Etec de Sapopemba tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos e ver, na prática, o que aprendem na escola; atividade aconteceu ontem (22), durante a Semana do Curso Técnico em Alimentos
Alunos e professores durante a visita técnica | Foto: Divulgação
Professores e estudantes da habilitação profissional de técnico em Alimentos da Escola Técnica Estadual (Etec) de Sapopemba participaram ontem (22) de uma visita técnica na fábrica da Yakult, na cidade de Lorena, a cerca de 190 quilômetros da Capital paulista. A atividade ocorreu na sequência de outra ação da Semana do Curso Técnico em Alimentos, a visita técnica à Nestlé.
Estiveram presentes os alunos do Ensino Médio integrado e do curso técnico modular em Alimentos, que puderam conhecer onde acontecem os processos produtivos da empresa e se aprofundar em como são realizados, desde a preparação do leite, passando pela fermentação, a preparação do xarope, a mistura, a fabricação dos frascos, o engarrafamento, o empacotamento, até chegar no armazenamento e transporte do leite fermentado da marca.
De acordo com a coordenadora do curso técnico em Alimentos integrado ao Ensino Médio da Etec de Sapopemba, professora Lilian Ribeiro, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a história do fundador da marca, entender sobre o lactobacillus casei agir e ver de perto a planta e o processo de produção de produtos famosos da empresa, como o leite fermentado Yakult, sucos Yodel, Tonyu e Sofyl. “Durante a visita, foram apresentados os protocolos de segurança alimentar, as tecnologias utilizadas na fabricação e as etapas de controle de qualidade”, contou. “Os alunos puderam ver, ainda, como a empresa garante a padronização e higiene em todas as fases, desde o recebimento das matérias-primas até o envase final, destacando a importância da microbiologia e da fermentação na produção”, destacou.
As visitas técnicas promovidas pela Etec de Sapopemba permitem que os estudantes aprofundem seus conhecimentos teóricos ao observar, de perto, os processos industriais, fortalecendo sua formação e conexão com o mercado de trabalho.
Sobre o curso técnico em Alimentos
O técnico em Alimentos auxilia no desenvolvimento de um novo produto. É responsável por encontrar a embalagem adequada para cada tipo de alimento de acordo com a sua deterioração. Trabalha com o controle de qualidade e com a higienização.
O aluno utiliza química, para aprender sobre conservação e as reações que ocorrem no alimento, e português, para interpretar as leis da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O curso inclui conteúdos que vão desde a produção e avaliação do produto, até a logística para chegar à casa do consumidor.
Técnicos em Alimentos podem atuar em diversos estabelecimentos, como laboratórios, órgãos fiscalizadores, empresas, padarias, restaurantes, entre outros.