Projeto Comunica Agência Experimental de Comunicação e Marketing da Etec de Sapopemba
Este projeto busca servir de apoio à gestão escolar, aos docentes e à comunidade escolar quanto à estruturação de site e redes sociais institucionais da Escola Técnica Estadual de Sapopemba, a partir dos critérios e técnicas estabelecidos institucionalmente pelo Centro Paula Souza. O novo site e as redes sociais, além de tornarem a comunicação mais assertiva, vão de encontro aos objetivos institucionais de padronização e identidade visual e textual disponibilizados.
Objetivo geral: Aproximar o website e as redes sociais digitais da Escola Técnica Estadual (Etec) de Sapopemba às definições institucionais dadas pela Assessoria de Comunicação (AssCom) do Centro Paula Souza (CPS) quanto à qualidade imagética, textual e tecnológica, impactando no atingimento de metas ligadas ao maior alcance e inscrições de candidatos no vestibulinho, além de estabelecer canais e procedimentos para suporte à comunicação e ao marketing (redação, direção de arte, atendimento e planejamento e social media) da unidade de ensino.
a. Planejar o conteúdo útil a ser disponibilizado no site;
b. Definir perfis de acesso e funcionalidades das diversas áreas da unidade de ensino;
c. Obter acesso ao ambiente WordPress por meio da Assessoria de Comunicação (AssCom) do Gabinete da Superintendência (GDS) do Centro Paula Souza (CPS);
d. Estruturar e alimentar site com os conteúdos planejados;
e. Capacitar e conceder acesso às áreas de interesse definidas no objetivo ˜b˜;
f. Lançar novo site e divulgá-lo junto à comunidade interna e externa;
g. Divulgar, por meio dos diversos instrumentos de comunicação social disponíveis (site, redes sociais e e-mail institucional), as atividades que se desenvolvem no âmbito da Etec de Sapopemba, visando à promoção da instituição junto à comunidade;
h. Planejar e estabelecer newsletter para informação da comunidade interna (professores, servidores, estudantes) e externa (parceiros e responsáveis por estudantes);
i. Propor, estabelecer e executar política local de elaboração e supervisão de elaboração de materiais de apoio à realização de eventos promovidos pelos agentes da unidade de ensino no âmbito das ações escolares;
j. Conceber e produzir material promocional de divulgação institucional e definir políticas de distribuição.
k. Envolver estudantes dos cursos técnicos em Administração e em Marketing nas definições táticas e na operacionalização das atividades estabelecidas.
Justificativa: A comunicação institucional de uma unidade de ensino pública é a porta de entrada virtual da comunidade escolar, ainda mais depois da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), além de ser uma das maiores ferramentas de apoio à gestão escolar. Por ela, os contribuintes conhecem os atos públicos da escola, conferindo transparência aos processos desempenhados. Neste sentido, não basta ter um site e redes sociais digitais que funcionem, mas que sejam o reflexo do cotidiano escolar, que é dinâmico e repleto de novidades: os alunos e professores desempenham atividades pedagógicas a todo o instante. Manter um site e redes sociais institucionais atualizados reflete o dinamismo e a complexidades vividas no ambiente escolar. Contudo, antes de um site e redes sociais devidamente atualizados multidisciplinarmente pela equipe escolar (docentes, suporte pedagógico, coordenação, direção, secretaria, recursos humanos e estudantes), é necessário refletir institucionalmente. Para isso, este projeto busca alinhar a comunicação institucional digital da Etec de Sapopemba aos recursos tecnológicos mais modernos e de fácil manutenção disponibilizados pelo Centro Paula Souza e às melhores práticas para a comunicação e o marketing.
Metodologia: O planejamento do conteúdo útil a ser disponibilizado no site será realizado a partir do estudo minucioso do que já existe no atual site da unidade de ensino, alinhado aos anseios das diversas áreas da escola, como a Coordenação Pedagógica e de Curso, Orientação Educacional, a Secretaria Acadêmica, a Diretoria de Serviço da área administrativa, a Direção, aos órgãos colegiados (APM, Grêmio Estudantil, etc) e corpo docente. A definição de perfis de acesso e funcionalidades também surge da discussão e tomada de decisão estratégica, visando a segurança das informações e a praticidade das atualizações. A obtenção do acesso ao ambiente WordPress por meio da Assessoria de Comunicação (AssCom) do Gabinete da Superintendência (GDS) do Centro Paula Souza (CPS) deverá ser efetuado por meio de contato direto, após as etapas anteriores, da Direção da unidade de ensino. Uma vez com acesso, a estruturação do site deverá ser feita antes do lançamento. O novo formato demandará suporte e capacitação técnica dos editores e administradores do site. O lançamento será divulgado internamente nas comunicações em cartazes, além da definição das páginas iniciais dos navegadores de todos os laboratórios da unidade de ensino, bem como também via redes sociais e e-mail institucional. Migrado o site para o novo formato, será necessário estabelecer o padrão imagético e textual das peças de comunicação para as redes sociais da unidade de ensino. As demandas das áreas da unidade de ensino serão atendidas, conforme disponibilidade dos membros do projeto e por meio de procedimento padrão estabelecido.
Resultados esperados: Espera-se obter, ao final do projeto, um novo site institucional para a Etec de Sapopemba, com navegação fluida e intuitiva, que possa ser incorporado à cultura organizacional de servidores administrativos e docentes da unidade de ensino e de estudantes que precisem de informações de fácil acesso. Além disso, com a nova política de comunicação e marketing institucionais espera-se um aumento significativo na obtenção de candidatos inscritos nos processos seletivos (vestibulinhos) e um ganho pedagógico e de combate à evasão com o envolvimento de estudantes nas atividades.
✨ Materiais de apoio à comunicação institucional
Os logotipos devem ser utilizados exclusivamente por docentes, servidores e estudantes durante o exercício de suas atividades profissionais ou acadêmicas. De acordo com as orientações do Manual de Identidade Visual estabelecido pela Assessoria de Comunicação (AssCom) do Centro Paula Souza (CPS), o logotipo da unidade de ensino deve vir acompanhado dos logotipos da autarquia e do Governo do Estado de São Paulo. Exceções devem ser tratadas pelo Projeto Comunica.
A partir de 6 de outubro de 2024, todas as produções gráficas devem vir acompanhadas do logotipo comemorativo aos 55 anos do CPS, até orientação em contrário.
Estudante, com 18 anos de idade, do segundo módulo do curso técnico em Marketing, à noite, e, durante o dia, da terceira série do Ensino Médio com Habilitação Profissional de Técnico em Marketing. É presidente do Grêmio Fênix, da Etec de Sapopemba.
Júlia Alexandre da Silva
📚 Estudante do curso técnico em Marketing da Etec de Sapopemba
Estudante, com 18 anos de idade, do segundo módulo do curso técnico em Marketing, à noite, e, durante o dia, da terceira série do Ensino Médio com Habilitação Profissional de Técnico em Marketing. É presidente do Grêmio Fênix, da Etec de Sapopemba.
Estudante do segundo módulo do curso técnico em Marketing, da Etec de Sapopemba.
Micaelly Nataly da Silva
📚 Estudante do curso técnico em Marketing da Etec de Sapopemba
Estudante do segundo módulo do curso técnico em Marketing, da Etec de Sapopemba.
Estudante do segundo módulo do curso técnico em Administração, da Etec de Sapopemba.
Nathally Santos da Silva
📚 Estudante do curso técnico em Administração da Etec de Sapopemba
Estudante do segundo módulo do curso técnico em Administração, da Etec de Sapopemba.
Mestre em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional pelo Centro Paula Souza (CPS), é professor do eixo tecnológico de Gestão e Negócios nas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) desde 2017 e coordenador de projetos de comunicação junto à Unidade de Recursos Humanos (URH), na Administração Central do CPS, desde 2019. É formado em Gestão Empresarial pela Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Catanduva e especialista em Gestão de Pessoas e RH e em Educação Profissional e Tecnológica. Também atua no Grupo Técnico de Planejamento e Desenvolvimento de Pessoas, na Coordenadoria de Gestão de Pessoas da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp).
Mestre em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional pelo Centro Paula Souza (CPS), é professor do eixo tecnológico de Gestão e Negócios nas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) desde 2017 e coordenador de projetos de comunicação junto à Unidade de Recursos Humanos (URH), na Administração Central do CPS, desde 2019. É formado em Gestão Empresarial pela Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Catanduva e especialista em Gestão de Pessoas e RH e em Educação Profissional e Tecnológica. Também atua no Grupo Técnico de Planejamento e Desenvolvimento de Pessoas, na Coordenadoria de Gestão de Pessoas da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp).
Formação: Letras – Português e Inglês pela Universidade do Grande ABC Pós Graduado em Docência Docência do Ensino Superior pela Universidade Candido Mendes Pós Graduado em Coordenação Pedagógica e Planejamento Educacional pela Unicv – Centro Universitário Cidade Verde. Concluindo Pedagogia pela Unicv Título de Comendador do Estado de São publicado em D.O Coordenador do Curso Técnico em Administração Modular da Etec de Sapopemba
Formação: Letras – Português e Inglês pela Universidade do Grande ABC Pós Graduado em Docência Docência do Ensino Superior pela Universidade Candido Mendes Pós Graduado em Coordenação Pedagógica e Planejamento Educacional pela Unicv – Centro Universitário Cidade Verde. Concluindo Pedagogia pela Unicv Título de Comendador do Estado de São publicado em D.O Coordenador do Curso Técnico em Administração Modular da Etec de Sapopemba
Bacharel em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós-graduado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Pós-graduado em Finanças e Economia pela FGV. Empreendedor. Professor no Centro Paula Souza (CPS). Coordenador do Ensino Médio com Habilitação Profissional em Técnico em Administração.
Bacharel em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós-graduado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Pós-graduado em Finanças e Economia pela FGV. Empreendedor. Professor no Centro Paula Souza (CPS). Coordenador do Ensino Médio com Habilitação Profissional em Técnico em Administração.
Professora, educadora, coordenadora de curso técnico em Marketing, docente de cursos de gestão de pós-graduação, graduação e habilitação profissional técnica.
Professora, educadora, coordenadora de curso técnico em Marketing, docente de cursos de gestão de pós-graduação, graduação e habilitação profissional técnica.
Formada em Comunicação Social com habilitação em RTV Rádio e TV, especialização complementar em Telejornalismo, Marketing e Eventos. Especialista em Comunicação e Eventos. Atuou ao longo de sua carreira na área de RTV como Apresentadora, Repórter, Diretora de Programas de Rádio e Televisão. CEO da Fasyner Comunicações e Eventos, prestando serviços de Assessoria de Imprensa, Relações Públicas e Organização de Eventos, Consultoria para Empresas, Mestre de Cerimonias Bilíngue. Ministra Cursos, Workshops e Palestras na área de Comunicação, Rádio e TV, Comunicação 3.0 na era Online, Gerenciamento de Marketing, empreendedorismo e Eventos. Ministrou cursos e palestras no SEBRAE na área de Empreendedorismo e Negócios. Ministrou cursos de Locução e Comunicação no SENAC. Foi Apresentadora nas Rádios Metropolitana Joven Pan, Exclusiva FM, Trianon 740 AM, Circuito MIX, na TV Canal 21 do Grupo Bandeirantes, ALLTV, Canal 15, SOULTV. Também foi apresentadora do programa Show de Negócios, voltada a Negócios e Empreendedorismo na UPTV. Atualmente faz conteúdo para a Revista Internacional Life Fashion Magazine.
Formada em Comunicação Social com habilitação em RTV Rádio e TV, especialização complementar em Telejornalismo, Marketing e Eventos. Especialista em Comunicação e Eventos. Atuou ao longo de sua carreira na área de RTV como Apresentadora, Repórter, Diretora de Programas de Rádio e Televisão. CEO da Fasyner Comunicações e Eventos, prestando serviços de Assessoria de Imprensa, Relações Públicas e Organização de Eventos, Consultoria para Empresas, Mestre de Cerimonias Bilíngue. Ministra Cursos, Workshops e Palestras na área de Comunicação, Rádio e TV, Comunicação 3.0 na era Online, Gerenciamento de Marketing, empreendedorismo e Eventos. Ministrou cursos e palestras no SEBRAE na área de Empreendedorismo e Negócios. Ministrou cursos de Locução e Comunicação no SENAC. Foi Apresentadora nas Rádios Metropolitana Joven Pan, Exclusiva FM, Trianon 740 AM, Circuito MIX, na TV Canal 21 do Grupo Bandeirantes, ALLTV, Canal 15, SOULTV. Também foi apresentadora do programa Show de Negócios, voltada a Negócios e Empreendedorismo na UPTV. Atualmente faz conteúdo para a Revista Internacional Life Fashion Magazine.