Coordenação Pedagógica da Escola Técnica Estadual de Sapopemba
A Escola Técnica Estadual (Etec) de Sapopemba conta com uma área responsável pelo suporte didático-pedagógico do processo de ensino e aprendizagem: a Coordenação Pedagógica.
A escolha de um Professor Coordenador de Projetos Responsável pela Coordenação Pedagógica segue um processo estabelecido pela Unidade de Ensino Médio e Técnico (Cetec) do Centro Paula Souza (CPS).
Para estar qualificado a assumir a Coordenação Pedagógica de uma Etec, o professor da instituição precisa passar por um processo seletivo realizado por meio de prova escrita, que avalia os conhecimentos dos candidatos sobre a atividade profissional.
Entre as atribuições do Professor Coordenador de Projetos Responsável pela Coordenação Pedagógica estão:
implementar, executar, coordenar e avaliar, de acordo com as orientações do diretor, o Projeto Político-Pedagógico;
promover a formação continuada dos docentes;
coordenar atividades pedagógicas;
orientar ou assistir o docente individualmente ou em grupo;
articular e coordenar as ações para viabilizar os conselhos de classe;
gerir, em conjunto com os demais coordenadores e docentes, os principais indicadores de desempenho dos cursos para melhoria contínua dos resultados pedagógicos e de formação profissional.
✨ Conheça o atual Coordenador Pedagógico
Horário de trabalho do Coordenador Pedagógico:
Prof. Marcelo Peralli Broti
👨🏻💼 Professor Coordenador de Projetos Responsável pela Coordenação Pedagógica 🧑🏻🏫 Professor de Ensino Médio e Técnico 📩 e172.pedagogico@etec.sp.gov.br ☎️ (11) 2019-1519 | 2019-1533
Horário de trabalho do Coordenador Pedagógico:
👨🏾🏫 Conheça também nossos Coordenadores de Curso
Para apoiar as atividades da Coordenação Pedagógica no âmbito dos diferentes eixos tecnológicos dos cursos técnicos oferecidos pela Etec de Sapopemba, contamos com uma equipe multidisciplinar de docentes coordenadores de cursos.
A Coordenação de Curso engloba as ações destinadas ao planejamento, o acompanhamento, a avaliação e o registro das atividades técnicas e pedagógicas dos cursos vinculados ao Projeto Político Pedagógico da Etec de Sapopemba, além da otimização dos recursos disponíveis para os cursos que lhe são afetos.
A indicação de Coordenadores de Curso é de competência do Diretor da Etec, após consulta aos docentes do curso e recebimento do projeto de Coordenação de Curso por parte do indicado.
As atribuições do Coordenador de Curso são definidas pelo Conselho Deliberativo (CD) do CPS.
I – participar da elaboração e execução do Projeto Político Pedagógico (PPP) e do Plano Plurianual de Gestão (PPG);
II – coordenar o desenvolvimento do trabalho docente, assegurando o alinhamento entre os Planos de Trabalho Docente com o Plano de Curso e Diário de/da Classe, sendo o último em periodicidade semanal;
III – orientar e acompanhar a programação das atividades de recuperação e de progressão parcial, a partir das diretrizes estabelecidas pelo Coordenador de Projetos Responsável pela Orientação e Apoio Educacional;
IV – coordenar as atividades vinculadas ao estágio supervisionado, garantindo o pleno desenvolvimento da formação profissional;
V – orientar, acompanhar e gerenciar a atuação dos Auxiliares de Docentes, de forma a organizar, preparar e auxiliar o desenvolvimento das aulas práticas nos ambientes didáticos;
VI – manifestar-se, quando convocado, sobre pedidos de aproveitamento de estudos, bem como sobre pedidos de reconsideração e recursos referentes aos resultados finais de avaliação discente, de acordo com as Deliberações expedidas pelo Conselho Estadual de Educação;
VII – participar das atividades destinadas a propor e/ou promover cursos extracurriculares de curta duração, palestras e visitas técnicas;
VIII – avaliar o desempenho dos Docentes e Auxiliares de Docentes sob sua coordenação;
IX – assessorar a Direção em suas decisões sobre matrícula e transferência, agrupamento de alunos, organização de horários de aulas e calendário escolar, em conjunto com o Coordenador de Projetos Responsável pela Orientação e Apoio Educacional;
X – integrar bancas de processo seletivo e concurso público e certificação de competências, realizando a avaliação técnica dos candidatos;
XI – acompanhar o cumprimento das aulas previstas e dadas e das reposições/substituições quando houver, no curso que coordena, informando a Direção regularmente;
XII – supervisionar e coordenar o planejamento e a execução dos trabalhos de conclusão de curso (TCC), juntamente com os professores encarregados da orientação dos alunos;
XIII – integrar o Conselho de Escola;
XIV – propor a pesquisa, estudos e análise das tendências de mercado e inovações no campo das ciências e tecnologias, promovendo reformulações curriculares que incorporem avanços e atendam as demandas do mundo do trabalho;
XV – elaborar a programação das atividades de sua área de atuação, assegurando a articulação com as demais áreas da gestão escolar;
XVI – promover reuniões de curso, de acordo como Calendário Escolar homologado, para alinhar e refletir sobre indicadores de desempenho, processo de ensino-aprendizagem, organização das aulas práticas e demais estratégias de ensino do(s) curso(s).
Deliberação CEETEPS 19, de 16-07-2015 Dispõe sobre a Coordenação de Curso nas Escolas Técnicas Estaduais do CEETEPS