Filtro de Daltonismo

Diretor da Etec de Sapopemba participa de encontro sobre nova modalidade de ensino

Reunião aconteceu na sede do Centro Paula Souza; Articulação da Formação Profissional Média e Superior permite que em um período de cinco anos, o estudante conclua os Ensinos Médio, Técnico e Superior

6 de maio de 2025 4:55 pm Cursos técnicos, Institucional, Manchete

Foto: Divulgação

O diretor da Escola Técnica Estadual (Etec) de Sapopemba, professor Wagner Pereira, participou hoje (6) de um encontro de diretores e coordenadores do formato de Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS) do Núcleo Regional Administrativo (NRA) 4 – Grande São Paulo Leste, no auditório Prof. Lupércio de Oliveira Terra (Auditório Verde), no Centro de Capacitações anexo à Administração Central do Centro Paula Souza (CPS).

Sobre o encontro, Wagner antecipou aos professores e servidores administrativos da unidade de ensino para que se preparem. “Teremos novidades”, disse em tom animador.

Sobre a Articulação da Formação Profissional Média e Superior

A AMS é uma nova modalidade de ensino, ofertada pelo CPS desde 2019 que permite que em um período de cinco anos, o estudante conclua os Ensinos Médio, Técnico e Superior. Nos três primeiros, os alunos cursam Ensino Médio técnico na Etec e desenvolvem 200 horas de formação profissional em uma empresa parceira. Então, sem vestibular, os estudantes seguem para o Ensino Superior em uma Faculdade de Tecnologia (Fatec) do Estado de São Paulo, que será concluído em mais dois anos. Para passar para a segunda etapa, os alunos devem estar aprovados nas avaliações periódicas que são aplicadas às turmas.

Essa metodologia é baseada na verticalização curricular de aprendizagem, modalidade que tem como premissa oferecer ao estudante vários níveis de ensino em uma única instituição, aproveitando as competências adquiridas em todos os níveis, sem sombreamento de conteúdo. Na articulação, uma das primeiras modalidades de verticalização no Brasil, o aluno sai do Ensino Médio técnico com conhecimentos profissionais, podendo atuar no mercado, e segue para o Ensino Superior aproveitando o conteúdo já aprendido.

Outro diferencial da AMS é o fomento ao desenvolvimento de competências profissionais por meio de parcerias com o setor produtivo. Além do participar ativamente do desenvolvimento dos cursos, as empresas abrem suas portas para atividades práticas dos alunos.

Compartilhe


Veja também