Julia Mansano Cordeiro, do Ensino Médio integrado ao Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, irá integrar projeto sobre ecologia de serpentes com orientação de professor da própria unidade de ensino
Estudante Julia e o professor Marcos Venicius | Foto: Divulgação
A estudante Julia Mansano Cordeiro, do 3º ano do Ensino Médio integrado ao Técnico (M-Tec) em Desenvolvimento de Sistemas da Escola Técnica Estadual (Etec) de Sapopemba, foi aprovada em 5º lugar na seleção pública do Programa Cientista Mirim 2025, promovido pela Escola Superior do Instituto Butantan (ESIB).
Julia participará de um projeto de iniciação científica sobre História Natural e Ecologia de Serpentes, vinculado ao Laboratório de Ecologia e Evolução do Instituto Butantan. A orientação será conduzida por um pesquisador da instituição e pelo professor de Biologia da unidade de ensino, Marcos Venicius Nunes.
Com forte atuação no incentivo à pesquisa entre os estudantes da unidade, é a segunda vez consecutiva que o professor Marcos Venicius orienta estudantes da Etec de Sapopemba no Programa Cientista Mirim, reforçando o compromisso da escola com a excelência acadêmica e o protagonismo juvenil na ciência.
Durante o projeto, Julia irá investigar aspectos como padrões de atividade, dieta, comportamento alimentar, reprodução, uso do hábitat e conservação de espécies de serpentes, contribuindo para o avanço do conhecimento científico na área.
Além dessa conquista, a estudante também foi aprovada em 8º lugar na seleção da Escola Preparatória da Universidade Federal do ABC (EPUFABC – 2025), no campus Santo André. Julia é destaque em diversas olimpíadas científicas, como a Olimpíada Brasileira de Biologia e a Olimpíada Nacional de Ciências.