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Estudantes apresentam trabalhos de conclusão do M-Tec em Alimentos

Projetos orientados pela professora Renata Teodoro foram norteados pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU; estudantes desenvolveram produtos com reaproveitamento de resíduos

27 de novembro de 2024 12:10 pm Alimentos, Destaque, M-Tec

Foto: Divulgação

Nesta semana, os alunos da terceira série do Ensino Médio integrado ao Técnico (M-Tec) em Alimentos da Escola Técnica Estadual (Etec) de Sapopemba realizaram uma de suas últimas apresentações enquanto estudantes da habilitação profissional, demonstrando o resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), etapa final exigida para a obtenção do diploma de Técnico.

Os trabalhos foram orientados pela professora Renata Teodoro, que acompanhou a turma ao longo de todo o ano nos componentes curriculares de Planejamento e Desenvolvimento de TCC em Alimentos e Tecnologia de Leite e Derivados.

Os temas dos projetos desenvolvidos pelos alunos da Etec de Sapopemba levaram em consideração os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), que são, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Para isso, todos os estudantes desenvolveram e apresentaram novos produtos com reaproveitamento de resíduos.

Trabalho de Conclusão de Curso

Todos os cursos técnicos e de Ensino Médio integrado oferecidos pela Etec de Sapopemba preveem a elaboração de TCC, orientado por componentes curriculares específicos, dispostos na Matriz Curricular de cada habilitação profissional. Eles têm como objetivo sistematizar as competências previstas no perfil de conclusão do curso, expressas no Plano de Curso, permitindo ao aluno um maior contato com o seu campo de atuação profissional, suas demandas, desafios e oportunidades.

A primeira etapa do TCC tem como principais objetivos a definição do cronograma de trabalho, formulação do problema de pesquisa, construção das hipóteses e elaboração dos objetivos e da justificativa.

Já a segunda etapa envolve necessariamente uma pesquisa bibliográfica e a pesquisa empírica, caso haja a coleta de dados. A pesquisa empírica contempla a coleta de dados, que poderá ser realizada no local de trabalho, estágio ou, quando for o caso, por meio de visitas técnicas e entrevistas com profissionais da área.

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