Filtro de Daltonismo
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Habilitação Profissional de
Técnico em Marketing

📒 O que você irá aprender

O estudante vai aprender que marketing é mais do que publicidade. É um processo que começa por entender as necessidades do consumidor para desenvolver produtos, serviços e ideias que serão comercializados. Para estudar esse assunto, o aluno vai precisar de conhecimentos de língua portuguesa, geografia e matemática.

O estudante vai aprender a definir o público-alvo de cada produto ou serviço, assim como aprenderá a analisar esse processo de aproximação e troca entre vendedores e compradores. O aluno estudará, ainda, as formas de utilizar as ferramentas de comunicação, como publicidade, telemarketing, promoção de vendas etc.

No curso, o estudante vai aprender também a criar logotipos, rótulos e embalagens. Administração de empresas, Legislação (como o Código de Defesa do Consumidor) e Inglês e Espanhol para leitura de textos completam a formação técnica em Marketing.

💼 Onde trabalhar

No departamento de Marketing em empresas de qualquer setor, comércios, ONGs e agências de comunicação ou publicidade.

🧠 Área de atuação

Pode elaborar pesquisas de mercado para identificar o comportamento do consumidor. No ponto de venda (como supermercados, shoppings, lojas etc.), pode realizar a demonstração de produtos e montar peças e materiais de promoção, além de negociar espaços para melhor expor os produtos que serão vendidos. Pode trabalhar elaborando orçamento para a execução de ações (como promoções, propagandas etc.), calculando quanto se vai gastar para realizar cada uma.

O técnico em Marketing pode ainda acompanhar as ações para verificar se os resultados foram positivos ou negativos. Em pequenas empresas, pode criar logotipos, rótulos e gerar conteúdo para as redes sociais.

✨ Mais detalhes

📋 Matriz curricular

Componente curricularCarga horária semanal
Introdução ao Marketing5,0 aulas
Pesquisa de Mercado5,0 aulas
Comportamento do Consumidor2,5 aulas
Comunicação Integrada ao Marketing5,0 aulas
Aplicativos Informatizados2,5 aulas
Ética e Cidadania Organizacional2,5 aulas
Linguagem, Trabalho e Tecnologia2,5 aulas

🧮 Histórico da relação candidato/vaga

Nos últimos anos, a demanda do Vestibulinho para ingresso na Habilitação Profissional de Técnico em Marketing da Etec de Sapopemba tem se comportado da seguinte maneira:

VestibulinhoVagasCandidatosDemanda
2º Semestre 202440 vagas55 inscritos1,38 candidato/vaga
1º Semestre 202440 vagas76 inscritos1,90 candidato/vaga
2º Semestre 202340 vagas64 inscritos1,40 candidato/vaga
1º Semestre 202340 vagas89 inscritos2,23 candidatos/vaga
2º Semestre 202240 vagas66 inscritos1,65 candidato/vaga
1º Semestre 202240 vagas95 inscritos2,38 candidatos/vaga
2º Semestre 202140 vagas103 inscritos2,58 candidatos/vaga
1º Semestre 202140 vagas107 inscritos2,68 candidato/vaga
2º Semestre 202040 vagas90 inscritos2,25 candidatos/vaga
1º Semestre 202040 vagas85 inscritos2,38 candidatos/vaga

🗺️ Onde esse curso é oferecido

Etec de Sapopemba
R. Benjamin de Tudela, 155 – Sapopemba (Fazenda da Juta)
CEP 03977-408 – São Paulo/SP