O estudante vai aprender que marketing é mais do que publicidade. É um processo que começa por entender as necessidades do consumidor para desenvolver produtos, serviços e ideias que serão comercializados. Para estudar esse assunto, o aluno vai precisar de conhecimentos de língua portuguesa, geografia e matemática.
O estudante vai aprender a definir o público-alvo de cada produto ou serviço, assim como aprenderá a analisar esse processo de aproximação e troca entre vendedores e compradores. O aluno estudará, ainda, as formas de utilizar as ferramentas de comunicação, como publicidade, telemarketing, promoção de vendas etc.
No curso, o estudante vai aprender também a criar logotipos, rótulos e embalagens. Administração de empresas, Legislação (como o Código de Defesa do Consumidor) e Inglês e Espanhol para leitura de textos completam a formação técnica em Marketing.
💼 Onde trabalhar
No departamento de Marketing em empresas de qualquer setor, comércios, ONGs e agências de comunicação ou publicidade.
Pode elaborar pesquisas de mercado para identificar o comportamento do consumidor. No ponto de venda (como supermercados, shoppings, lojas etc.), pode realizar a demonstração de produtos e montar peças e materiais de promoção, além de negociar espaços para melhor expor os produtos que serão vendidos. Pode trabalhar elaborando orçamento para a execução de ações (como promoções, propagandas etc.), calculando quanto se vai gastar para realizar cada uma.
O técnico em Marketing pode ainda acompanhar as ações para verificar se os resultados foram positivos ou negativos. Em pequenas empresas, pode criar logotipos, rótulos e gerar conteúdo para as redes sociais.
Planejamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Marketing
2,5 aulas
Componente curricular
Carga horária semanal
Canais de Distribuição
2,5 aulas
Marketing Institucional
2,5 aulas
Plano de Marketing
5,0 aulas
Marketing de Relacionamento
2,5 aulas
Espanhol Instrumental
2,5 aulas
Marketing Digital e E-Commerce
5,0 aulas
Legislação de Mercado
2,5 aulas
Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Marketing
2,5 aulas
🧮 Histórico da relação candidato/vaga
Nos últimos anos, a demanda do Vestibulinho para ingresso na Habilitação Profissional de Técnico em Marketing da Etec de Sapopemba tem se comportado da seguinte maneira:
Vestibulinho
Vagas
Candidatos
Demanda
2º Semestre 2024
40 vagas
55 inscritos
1,38 candidato/vaga
1º Semestre 2024
40 vagas
76 inscritos
1,90 candidato/vaga
2º Semestre 2023
40 vagas
64 inscritos
1,40 candidato/vaga
1º Semestre 2023
40 vagas
89 inscritos
2,23 candidatos/vaga
2º Semestre 2022
40 vagas
66 inscritos
1,65 candidato/vaga
1º Semestre 2022
40 vagas
95 inscritos
2,38 candidatos/vaga
2º Semestre 2021
40 vagas
103 inscritos
2,58 candidatos/vaga
1º Semestre 2021
40 vagas
107 inscritos
2,68 candidato/vaga
2º Semestre 2020
40 vagas
90 inscritos
2,25 candidatos/vaga
1º Semestre 2020
40 vagas
85 inscritos
2,38 candidatos/vaga
🗺️ Onde esse curso é oferecido
Etec de Sapopemba R. Benjamin de Tudela, 155 – Sapopemba (Fazenda da Juta) CEP 03977-408 – São Paulo/SP