Filtro de Daltonismo

Habilitação Profissional de
Técnico em Marketing

📒 O que você irá aprender

O estudante vai aprender que marketing é mais do que publicidade. É um processo que começa por entender as necessidades do consumidor para desenvolver produtos, serviços e ideias que serão comercializados. Para estudar esse assunto, o aluno vai precisar de conhecimentos de língua portuguesa, geografia e matemática.

O estudante vai aprender a definir o público-alvo de cada produto ou serviço, assim como aprenderá a analisar esse processo de aproximação e troca entre vendedores e compradores. O aluno estudará, ainda, as formas de utilizar as ferramentas de comunicação, como publicidade, telemarketing, promoção de vendas etc.

No curso, o estudante vai aprender também a criar logotipos, rótulos e embalagens. Administração de empresas, Legislação (como o Código de Defesa do Consumidor) e Inglês e Espanhol para leitura de textos completam a formação técnica em Marketing.

💼 Onde trabalhar

No departamento de Marketing em empresas de qualquer setor, comércios, ONGs e agências de comunicação ou publicidade.

🧠 Área de atuação

Pode elaborar pesquisas de mercado para identificar o comportamento do consumidor. No ponto de venda (como supermercados, shoppings, lojas etc.), pode realizar a demonstração de produtos e montar peças e materiais de promoção, além de negociar espaços para melhor expor os produtos que serão vendidos. Pode trabalhar elaborando orçamento para a execução de ações (como promoções, propagandas etc.), calculando quanto se vai gastar para realizar cada uma.

O técnico em Marketing pode ainda acompanhar as ações para verificar se os resultados foram positivos ou negativos. Em pequenas empresas, pode criar logotipos, rótulos e gerar conteúdo para as redes sociais.

✨ Mais detalhes

📋 Matriz curricular

Componente curricularCarga horária semanal
Introdução ao Marketing5,0 aulas
Pesquisa de Mercado5,0 aulas
Comportamento do Consumidor2,5 aulas
Comunicação Integrada ao Marketing5,0 aulas
Aplicativos Informatizados2,5 aulas
Ética e Cidadania Organizacional2,5 aulas
Linguagem, Trabalho e Tecnologia2,5 aulas
Componente curricularCarga horária semanal
Estratégias de Marketing5,0 aulas
Informática Aplicada ao Marketing5,0 aulas
Promoção de Vendas e Merchandising2,5 aulas
Modelos de Negócios5,0 aulas
Administração Financeira Aplicada ao Marketing2,5 aulas
Inglês Instrumental2,5 aulas
Planejamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Marketing2,5 aulas
Componente curricularCarga horária semanal
Canais de Distribuição2,5 aulas
Marketing Institucional2,5 aulas
Plano de Marketing5,0 aulas
Marketing de Relacionamento2,5 aulas
Espanhol Instrumental2,5 aulas
Marketing Digital e E-Commerce5,0 aulas
Legislação de Mercado2,5 aulas
Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Marketing2,5 aulas

🧮 Histórico da relação candidato/vaga

Nos últimos anos, a demanda do Vestibulinho para ingresso na Habilitação Profissional de Técnico em Marketing da Etec de Sapopemba tem se comportado da seguinte maneira:

VestibulinhoVagasCandidatosDemanda
2º Semestre 202440 vagas55 inscritos1,38 candidato/vaga
1º Semestre 202440 vagas76 inscritos1,90 candidato/vaga
2º Semestre 202340 vagas64 inscritos1,40 candidato/vaga
1º Semestre 202340 vagas89 inscritos2,23 candidatos/vaga
2º Semestre 202240 vagas66 inscritos1,65 candidato/vaga
1º Semestre 202240 vagas95 inscritos2,38 candidatos/vaga
2º Semestre 202140 vagas103 inscritos2,58 candidatos/vaga
1º Semestre 202140 vagas107 inscritos2,68 candidato/vaga
2º Semestre 202040 vagas90 inscritos2,25 candidatos/vaga
1º Semestre 202040 vagas85 inscritos2,38 candidatos/vaga

🗺️ Onde esse curso é oferecido

Etec de Sapopemba
R. Benjamin de Tudela, 155 – Sapopemba (Fazenda da Juta)
CEP 03977-408 – São Paulo/SP