Filtro de Daltonismo

Projetos de alunos de Marketing assessoram comunicação de empresas locais

Trabalhos de Conclusão de Curso foram desenvolvidos pelos estudantes do curso técnico em Marketing do período noturno; apresentações aconteceram nesta semana, no auditório da Etec de Sapopemba

5 de dezembro de 2024 12:21 pm Cursos técnicos, Manchete, Marketing

Concluintes do curso técnico em Marketing com professores e diretor da Etec de Sapopemba | Foto: Divulgação

Na reta final das aulas, os estudantes do terceiro módulo do curso técnico em Marketing da Escola Técnica Estadual (Etec) de Sapopemba apresentaram, na segunda (2) e terça-feira (3), os resultados dos trabalhos de conclusão de curso orientados pela professora Sandra Paula da Silva, que também ministra outros componentes curriculares na habilitação profissional.

Desenvolvidos ao longo desse ano, os projetos de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) começaram a ser planejados logo no primeiro semestre, a partir da definição do cronograma de trabalho, formulação do problema de pesquisa, construção das hipóteses e elaboração dos objetivos e da justificativa para o que viria a ser desenvolvido nesse segundo semestre, quando partiram para a pesquisa empírica. “Um dos diferenciais do TCC é justamente levar o aluno a colocar em prática tudo o que aprendeu”, destacou a orientadora dos projetos.

Divididos em grupos, os estudantes foram desafiados a criar uma agência de comunicação para prestar assessoria de marketing a empresas de verdade, localizadas na região da unidade de ensino, na zona leste da Capital paulista. Com base no que aprendiam nas aulas, os alunos tiveram que prospectar potenciais negócios locais que precisavam de um apoio ou intervenções em processos de comunicação.

Projetos

Amme-c Assessoria – Composta pelos alunos Bruno Marchi, Laryssa Silva, Luís Franco, Raquel Félix, Suzana Silva e Vitória Canuto, a assessoria é focada em mudanças e estratégias que agregam valor ao cliente estudado, trazendo inovação e criatividade, com habilidade técnica necessária para atender a expectativa existente. O projeto foi desenvolvido tendo por base um foodtruck localizado a cerca de 10 minutos da unidade ensino. Além do rebranding, os alunos focaram em táticas ligadas ao funil de vendas, passando pelos processos digitais, de atração e de relacionamento.

Equipe da Amme-c Assessoria durante apresentação do TCC | Divulgação
Logotipo elaborado pelos estudantes | Foto: Divulgação

Conexão Criativa – Os estudantes Bárbara Carmo, Luciana Braz, Matheus Cardoso e Vinícius Carvalho desenvolveram uma assessoria focada no meio publicitário, que traz criatividade e inovação, ao unir os diferentes repertórios e experiências pessoais e profissionais dos integrantes, para a construção do sucesso do cliente. Com o slogan Inspirando Criatividade, Conectando ao Sucesso, os alunos prestaram assessoria de marketing a uma marcenaria localizada na região do Jardim Colonial, a aproximadamente 50 minutos da Etec. O principal ponto explorado pela equipe foi o marketing digital para o setor do cliente, traçando estratégias de comunicação para a proposição de uma identidade visual robusta e veículos de comunicação digital, como o site e as redes sociais, por exemplo. O grupo também planejou uma série de ações para o fortalecimento da marca a partir do estabelecimento de parcerias com arquitetos, engenheiros civis, lojas de materiais de construção e demais profissionais que se relacionam ao setor de marcenaria.

Elevate – Criada pelos alunos Cibelle Stancati, Gustavo Andrade, Kétlen Souza, Luan Xavier, Marcelo Silva e Mirelle Oliveira, a assessoria atua com foco em branding e merchandising. Toda a identidade visual da assessoria foi desenvolvida autoralmente pelos estudantes, desde logotipo, definição de tipografia, e modelos de uniforme e crachá, por exemplo. Com o tema de rebranding para um pequeno empreendedor na periferia, a Elevate Assessoria elaborou o projeto focado em uma empresa da área de panificação e doces na região do Jardim Santo André, na microrregião de São Mateus, em São Paulo. Entre os problemas identificados pela equipe estão, principalmente, a falta de padronização e definição da identidade visual da marca e a dificuldade da empresa em expandir os negócios por meio digital. A solução planejada e desenvolvida pela Elevate envolve a reconstrução da identidade visual, passando pela elaboração de logotipo, postagens de redes sociais, impressos e outras estratégias de marketing de relacionamento e promocional.

Estudantes durante apresentação do TCC | Foto: Divulgação
Logotipo elaborado pelos estudantes | Foto: Divulgação

Momentum – Os alunos Alex Santos, Ani Carolinne Santana, Diego Rodrigues, Gabriel Abreu e Hellen Freitas desenvolveram a Momentum Assessoria, focada em ações de remodalegem de marca, ou rebranding. Entre as atividades do projeto estiveram a criação do manual de identidade visual da própria assessoria, incluindo a criação de logotipo,, crachás, cartão de visita, banners e site, entre outros. O cliente escolhido pela equipe durante o TCC foi uma confeitaria localizada na região do Jardim Planalto, a cerca de 5 minutos da Etec de Sapopemba. O principal ponto fraco do cliente identificado pela assessoria foi a falta de visibilidade da marca, tanto em meios digitais quanto físicos, além de uma identidade visual que requeria atenção. A solução encontrada para agregar valor ao cliente foi a elaboração de um cronograma de postagens para as redes sociais, bem como a criação de logotipo, banners e cartão de visita, a fim de expandir os negócios na região.

Criadores da Momentum apresentando a assessoria à banca | Foto: Divulgação
Logotipo elaborado pelos estudantes | Foto: Divulgação

Mulher Divina – A assessoria é composta pelas alunas Ana Luísa de Paula, Kaylane Paixão e Leonardo da Silva. O foco do projeto é auxiliar mulheres empreendedoras de regiões periféricas da Capital e Região Metropolitana, principalmente na reformulação de suas atuações em meio digital. Para a própria assessoria, os alunos desenvolveram toda a identidade visual, de logotipo e suas aplicações a impressos. No trabalho de conclusão de curso, os estudantes atenderam a uma psicóloga que atua na região de Sapopemba, onde fica localizada a Etec. Devido às restrições impostas pela atuação ética da profissão, o grupo identificou uma falta de continuidade nas publicações em redes sociais pela cliente, dificultando sua identificação e diferenciação frente a outros psicólogos. Entre as estratégias propostas pela Mulher Divina, estão um cronograma de publicações e assuntos a serem abordados, de maneira a não infringir nenhuma determinação do Código de Ética da Psicologia, a criação de site e o uso de uma inteligência artificial para auxiliar na comunicação com clientes e interessados.

Seumarket – A assessoria apresentada pelas alunas Beatriz Duarte, Beatriz Barbosa, Leila Carvalho, Olívia Castellano e Estephany Costa conta com atendimento personalizado e conexão entre o cliente e seu público. De acordo com as integrantes do grupo, a assessoria presta serviço a empresas de quaisquer áreas de atuação e tamanho. A identidade visual da assessoria, marcada pelas cores azul e laranja, remete à noção de unidade e sinergia que se propõe a fazer nas entregas de valor. O cliente escolhido pela Seumarket é uma produtora artística independente da indústria fonográfica que atende na cidade de São Paulo. O principal problema identificado no cliente foi a falta de clareza na comunicação de serviços oferecidos. Entre as propostas de solução oferecidas pela assessoria estão o planejamento e a expansão da comunicação digital do cliente, nas redes sociais e site; a elaboração do manual de identidade visual da marca; e elaboração de crachás personalizados, dentre outras atividades.

Integrantes da Seumarket na apresentação do projeto | Foto: Divulgação
Logotipo elaborado pelos estudantes | Foto: Divulgação

Viva Assessoria

Compartilhe


Veja também