A Secretaria Acadêmica da Escola Técnica Estadual (Etec) de Sapopemba compreende a escrituração, documentação escolar, expedição e registro de documentos escolares, fornecimento de informações e dados para planejamento, preenchimento e envio de cadastros oficiais, controle de processos e avaliações dos resultados do processo de ensino e aprendizagem.
O responsável pela gestão da execução dessas atividades será o Diretor de Serviço – Área Acadêmica, designado pela Diretora Superintendente do Centro Paula Souza, professora Laura Laganá, mediante indicação do Diretor da Etec.
Observadas as normas do sistema de ensino, as Etecs poderão avaliar, reconhecer e certificar competências adquiridas pelo interessado em: componentes curriculares ou cursos, concluídos com aproveitamento e devidamente comprovados, na própria escola ou em outras escolas; em estudos realizados fora do sistema formal de ensino; no trabalho ou na experiência extraescolar.
O Conselho de Classe é o órgão colegiado que tem por finalidade: analisar o desempenho dos alunos da classe, individual ou coletivamente; propor medidas de natureza didático-pedagógica e disciplinar; decidir sobre a retenção ou aprovação de alunos da classe; opinar sobre transferências compulsórias de alunos.
Trata-se de rever a situação escolar do aluno face aos resultados do seu desempenho ou sua frequência para alterar a sua classificação na série/módulo; poderá ocorrer por solicitação do aluno ou por proposta dos professores.
São vagas remanescentes de segundo módulo para diversos cursos técnicos. Os interessados devem ter concluído o Ensino Médio e ter experiência profissional na área do curso, mediante avaliação e certificação de competências referentes ao primeiro módulo. Sendo aprovado, o candidato inicia o curso já a partir do segundo módulo.